Cristo Rei

Padroeiro: Cristo Rei do Universo

Data da Fundação: 28 de Junho de 2001

Início da Construção da Gruta: Março de 1997

 

Na Comunidade existe: 550 famílias, 06  Grupos de Família, 11 Pastorais/serviços organizadas


Morador mais velho: Gentio Matiolla.

Casal mais velho: Gentio Matiolla e Santina Matiolla.

Como surgiu a Comunidade/localidade:

A localidade, originada da antiga Fazenda Cristo Rei, desmembrada para loteamento foi comercializado por Germano Redivo  e logo foram chegando famílias de todas as partes, geralmente para trabalharem na Eliane com isto foi necessário organização e foi fundada a associação de moradores Cristo Rei e dentre as primeiras ações esta a nomeação das ruas que é nome dos apóstolos e Santos que norteiam a Bíblia Sagrada e para atender as pessoas em âmbito social foi buscado junto ao poder publico através da associação de moradores a construção da escola, esgoto, asfalto etc... Entre outras benfeitorias para a comunidade e logo a necessidade de alimentarmos a parte espiritual deste povo tendo na época já juntado a este o antigo loteamento Simone fazendo assim triplicar o tamanho da Comunidade.

A Gruta: A associação de Moradores liderada pelo então presidente Jucemar Cardoso da Silva em Março do ano de 1997 da inicio a construção da Gruta e do Centro Comunitário com um mutirão de ideias, mão de obra e material, como pedras, cimento, areia, etc...

Dentre os nomes que colaboram no inicio desta, não da para citar todos mas é de lembrar o empenho do Sr. Bruno Grassi, a Doação da Suzette as orações da dona Delicia, Maria(s) e Jose(s) a mão de obra do Sr. Debona entre tantos outros, que por aqui passaram ou ainda residem, hoje a gruta foi ampliada e continua sendo o nosso ponto de encontro na fé  e temos como lideres (zeladores) cito dois representando nossa comunidade a gruta é mantida limpa pela dona Maria (Neném) até os dias atuais e o pátio foi mantido limpo e organizado pelo Senhor Nenê im Memoria até o dia de sua partida, hoje e mantido pela associação de Moradores e o CPC.


Como surgiu a escolha do padroeiro:

Pelo próprio Nome do Bairro (hoje Comunidade). A imagem do padroeiro) foi adquirida em São Paulo com recursos e doações da Associação de moradores e comunidade. Sendo que esta imagem foi abençoada em 08/11/1997 e destruída por vândalos em 08/04/1998 e logo com um empenho muito grande da associação de moradores e uma fundamental participação do Senhor Gentio Mattiola junto à comunidade foi adquirida outra imagem desta vez o Cristo Rei sentado, que na festa de Cristo Rei em novembro de 1998 foi abençoada pelo então Pároco Pe. Onésimo Alberton, que foi colocado grades na gruta para evitar o acontecido que chocou a comunidade Cristo Rei.

A Celebração da Palavra (Culto) acontece:  No inicio da comunidade acontecia toda semana mas com a construção da capela no Jardim Itália e sendo muito próximo o povo tem participado nesta com maior frequência, periodicamente temos terços na Gruta e missas mensalmente conforme cronograma da Paróquia.